Os dois Bem-sucedidos



Em confeitaria não costumo inventar nada do zero, parto de uma receita interessante que encontrei e tenha dado certo na minha cozinha, então vou mudando um ingrediente ou modo de preparo por vez até chegar na receita que idealizei. Faço assim para que, se não der certo, eu saiba exatamente onde falhou. Dessa forma cheguei no bolo de fubá com banana, que conheci através do Lactose Não. Tenho feito esse bolo corriqueiramente, gosto de fatiá-lo e congelar uma parte para naqueles momentos mais corridos não depender de industrializados. Para servir, gosto de dar uma aquecida  ou tostadinha na sanduicheira, frigideira ou torradeira. Esse bolo quentinho com chá ou café nesse friozinho hmm... 

E aproveitando o ensejo, apresento outros bolo em que me aventurei e fui feliz na adaptaçãobolo de cenouraAdoro bolo de cenouraexperimentei algumas receitas veganas, mas foi a receita simples do VegetariRango que deu certo! Fiz a receita sem modificações algumas vezes para me certificar de que a primeira tentativa não tinha dado certo por pura sorte! Enfim o trauma dos bolos anteriores foi superado! Nesse bolo de cenoura me senti bem ousada na adaptação, muito feliz por sinal. 

O leite de amendoim é um dos leites veganos mais baratos de se fazer, por isso sou adepta, mas o que fazer com todo o resíduo? Quando fiz o bolo de cenoura - nas versões com sem glúten - senti falta de algoresolvi acrescentar o resíduo do leite de amendoim e deu muito certo! Apesar do amendoim ter sabor forte, o sabor fica quase todo no leite e o resíduo desse leite no bolo de cenoura praticamente  acrescenta textura. Essa fibra do amendoim era o que faltava para completar a receita! Mas não precisa se apegar ao amendoim, a receita também dá certo sem ele, mas fica muito melhor com ele! A calda desse bolo fica mais cremosa do que a tradicional, se preferir uma calda mais cristalizada, diminua a quantidade de água e leve ao fogo mais rapidamente para não caramelizar e manter uns cristais de açúcar.


Bolo de fubá e banana  
2 bananas prata médias maduras 
2/3 x de leite de aveia com o resíduo (1 cs de aveia + água) 
cs de óleo vegetal 
cs de açúcar mascavo 
cc de vinagre de maçã  
1 x de fubá  
1/2 cc de canela  
cs de fermento químico  

Faça o leite de aveia: no liquidificador, coloque 1 cs de aveia e 2/3 x de água filtrada. A aveia pode ser farinha, em flocos finos ou grossos. Caso a aveia seja em flocos grossos é bom deixar um pouco de molho na própria água que será o leite para que fique menos fibroso, deixe  a mistura no liquidificador enquanto separa os ingredientes e depois bata. Amasse as bananas, adicione o óleo, o leite, o açúcar e o vinagre, respectivamente. Adicione cada um desses ingredientes, misture e adicione o seguinte. Adicione o fubá e a canela e misture bem. Por fim adicione o fermento, misture bem e despeje a massa numa forma de bolo inglês untada e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus. Asse por 15-25 minutos ou até que esteja assado. 


Bolo de cenoura  
2 cenouras grandes 
1/2 x de óleo 
1 e 1/2 x de leite vegetal ou água 
 3 x de farinha de trigo ou mix de farinha sem glúten 
2 x de açúcar 
1 x de resíduo de leite de amendoim (opcional)
cs de fermento em pó químico 
1 pitada de sal 

Unte e enfarinhe uma forma. Pré-aqueça o forno a 190º. Misture todos os ingredientes secos, menos o fermento. Bata no liquidificador a cenouras, o leite e o óleo até ficar homogêneo. Adicione a mistura do liquidificador e o resíduo do leite de amendoim, se estiver usando, aos secos e misture bem. Acrescente o fermento e misture delicadamente. Coloque a massa na forma untada e leve ao forno por 45min ou até que a massa esteja assada. 

Calda de chocolate   
1/3 x de açúcar cristal ou demerara 
2 cs de cacau em pó    
cc de margarina vegetal  
1/2 x de água   
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo, sempre mexendo, até engrossar um pouco.   Espalhe sobre o bolo. 

uma versão sem glúten para comemorar meu trigésimo primeiro verão =D

 

Comentários

Postagens mais visitadas